domingo, 29 de março de 2009

Capítulo 40: You Won't Be Seventeen Forever

* Óbvio que, no caso, é desesseis. Um parabéns especial pros que recentemente atingiram a maioridade: a Már, ali do blog do lado, brasileira que tá na finlandia, 'ces sabem 8); e o Patrick, campones suíco que é tipo, meu bródi aqui

* Em todos esses anos nessa industria vital, esta é a primeira vez que isso me acontece: Não é de ontem que voces sabem do meu drama com o gelo. Cair de bicicleta, quebrar cestinha, quase ser atropelada pelo onibus; coisas triviais. Mas sexta, voltando de a pé (justamente porque tinha gelo na calcada), a mula aqui consegue cair e... se cortar. NUNCA tinha me cortado no gelo, e olha que meus tombos são horriveis. Tava lá, com a parte da mão onde tem o calo de mouse de computador, saca?, com uma parte de pele faltando, correndo de volta pro centro de kiiminki e apertando tudo que é botao no prédio pra ver se a Hanna me emprestava um band-aid. No fim, ta cicatrizando, só que nao dá pra digitar direito.

* Bah, tanto tempo sem post que nem sei o que escrever direito. Quinta passada foi o Dia de Esporte da escola, a gente fez uma caminhada de 7 km em uns 40 minutos; segunda que vem comeca a semana de provas e depois o ultimo jakso D: Fiz esses dias brigadeiro com aquela lata reserva de Moca Fiesta que mae e pai mandaram, comprei granulado e tudo, fiz as bolinhas e bah, nao deu um dia e tinha ido metade. -rs

* Aí, na minha empreitada de conseguir o impossivel pra páscoa, falando com a Pauliina pra ver se ela consegue pra mim, ela pede pra Sonia e tals. Aí ela solta um 'porque a Joana nao tem 18' e a Sonia 'JURA? Meu, eu sempre achei que tu era mais velha que TODO MUNDO aqui' e ano sei o que. No final, ela também falou que sonhou que eu tinha ido no möki da familia dela e que a gente tava caminhando no lago congelado que comecou a descongelar D: E que eu quase me afoguei, porque eu sou baixinha. Valeu Sonia (Y)

* Ah sim, ontem foi o 'Dia de Primavera' do AFS Oulu (claro, primavera de manhas de -20 e tardes de -2). A gente foi num spa aqui, piscina e tals, onde é 'aina +32'. Piscina térmica, tobogã (?), simulador de ondas, smoke sauna, finnish sauna e sekä sauna (sabe, már?), e o melhor: OUTDOOR POOL. A água tava +15, mas fora o ar é -2, e nós, intercambistas, lá fora, de bikini/sunga, no meio da neve, sentada na borda da piscina, vendo o mar congelado ao fundo. Nunca que eu pensei que faria isso, nadar no inverno. JURO que nao é frio, o pior é entrar na água, mas depois dá pra sair de ficar andando no rasinho, sem frescura. Dizem que é ótimo pra pele 8). Na saída ainda tinha uns finns que 'ã, porque é muito frio e blablabla', e a gente emendou um 'bah, +15 não é frio bastante, o melhor ainda qe eu foi é um +5, hoho'.

Ah sim, no simulador de ondas, a coisa aqui quase se afogou. O QUE, a piscina tinha 170 cm de profundidade (eu juro que escrevi 'fundura'), e eu mal passo dos 160 :~

Na volta, eu e o Olli - voluntario - ficamos no centro esperando o onibus da Alsheigh, neo-zeolandesa, por uma hora e meia mais ou menos. NISSO, um amigo do Olli que queria me conhecer chega no café que a gente tava e senta e tals:
- Moi, mä oon Tuomas
- Moi, mä oon Ashgeligh (eu nunca escrevo o nome dela certo :T)
- No moi, Joana
- Mä tien [Eu sei] (medo o.o), mä haluaisin tuntea sua koska... [eu queria conhecer voce porque...] eol falo un poco dxi portugues.
- *shocked*

Bah, sabe aquelas situacoes que tu fica sem palavras e com cara de boba? O cara fala portugues, e nao é aquele portugues da Helen com sons arcaicos (;D), do DE e TE; nao, o cara falava 'dxi' e 'txi', como a gente O.O MAIS, ele joga capoeira com uns amigos aqui em Oulu; MAIS, tem u mgrupo FORTE de capoeira na Finlandia; e MAIS: TEM BANDA DE FORRÓ AQUI! O cara até pediu o que significava 'bah', porque era o que eu mais falava. Ele estudou um ano já portugues, e a gente levou um papo na boa. E MERDA que eu nao tenho 18, porque ontem tinha samba de roda, todas essas coisas num bar aqui e eu nao entro :CCCCCCCCCCCC Juro que eu fiquei muito boba na hora.

Aí, meu onibus ia sair em 15 minutos, eu tinha que ir indo. Saindo do café, encontro uma amiga do colegio (a Pauliina), ganho uma carona (Segunda regra do AFS: não pegar carona) pra kiiminki, economizo passe, discuto sobre sobsidio s que o governo oferece aos pobres, vejo que a visão de 'pobreza' e 'infelicidade' aqui é quando nao se consegue comprar coisas pro computador todo mes e tals. Pego a bicicleta no ponto de onibus, ao que minha host mom manda uma mensagem pedindo 'que horas voce chega?', isso que o sol nem tinha sumido. AAAAAAAAH é, agora os dias estao mais longos que as noites, o que é OTIMO, já que eu consigo ver as horas pela luz solar e o oculos de sol se faz necessario. Mãe, o protetor solar tá quase no fim.

Chego em casa, assisto o Sexto Sentido de novo, dessa vez com legenda em finlandes, esperando o pai me mandar o placar do jogo, e hoje de manha vendo o Barrica em segundo. 2009 tá cumprindo a promessa de ser foderoso.

Ah, e lembrete: Ontem, à meia-noite, terminou o horário de inverno. Acertei meus relógios. A diferenca voltou a ser 6 horas. É só olhar o oposto do ponteiro das horas e TA-DAH, voce verá a hora da Jo.

- Josunshine

6 comentários:

Jo. disse...

ah, e a foto nao é da minha mao. ;D

Már disse...

"portugues (da Helen) com sons arcaicos" AHIUAHUIAHIAUHIAUHAIUHAIUHAIUHAIUAHIUA

Banda de forró? Que raios de finlandes é esse? Se ele quisesse fazer um treco 'Brasil' que fizesse um cover do Sepultura, se pá um do Angra.

Poxa, eu esqueco de mudar meus relogios, hoje quase que perdi a hora >.<'

Unknown disse...

A chape só empatou contra o avai...
que merda.... logo o avai???
mas seremos campeoes!!

"Mae, ta acabando meu protetor". Compra outro ué!!
huahauaauah

Fernanda disse...

Cláudio insensível... mal sabe ele como que nos sentimos quando está acabando o protetor!

Ainda bem que não é sua mão, hein!
Saudades, primoca.
Beijinhos
fer'

Pai disse...

Calma familia...

Vamos discutir os assuntos em casa, não via internet....

heheheheheheheheheheheh

Inda bem que não é a mão da Jo.. Pois como é gorda aquela mão,,..

Unknown disse...

eu SEI que voce tentou se matar,
não esconde joana
APDKPAKDOPAKOPKA

Banda de forró? Que raios de finlandes é esse? [2]
APKDPOAKDOPAKDPOKADPOAK
como assim?
singular por favor, e disserte sobre o assunto!