quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Capítulo 36: We're Half Way There

*Muito bem, Flipper, você ainda lembra disso. Vai ganhar um biscoito. :)

LAPONIA: mais ou menos 21 anos atrás , teve a viagem anual pra Laponia. Laponia é uma região no norte da Finlandia, muito fria e escura. Logo no trem, eu achei a Helen e a gente foi até a estacao de Rovaniemi. De lá, com todo mundo, a gente foi em dois onibus prum museu, e depois pro nosso 'hotel'. Tipo, o hotel tava meio que fechado pra gente (também, tenta manter a ordem com 90 intercambistas). Bom, o nosso general conseguiu.

O lider dos volutnarios do camp, bom, nunca fez de fato intercambio. E talvez esse seja um fato que resentiu muito ele. Mas o jeitão de exercito deu uma alegrada na coisa - como se a gente estivesse desanimado. Pra mim, dois dias de esqui e um de caminhada com aqueles tenis de raquetes. Aí, numa noite teve o concurso de beleza mais bombado da Laponia (vídeos no Youtube), e na ultima teve uma festinha. Enfim, teve diversao pra caralho, eu amei, tanto que na despedida (a gente ia em dois trem, dependendo dos horarios), eu fiquei bem chateada e triste... tinha gente que talvez eu nunca mais veja :T

DOENCA: agora, tenta colocar uma garota tropical num frio de -20 por dois dias, vento, e todas essas coisas. É, mal cheguei em casa e já me veio a primeira gripe da Finlandia. Tipo, eu nao ficava doente por uns 6 meses, mas agora deu pra compensar. Comecou com uma febrezinha, depois dor de garganta, enjoo. Depois uma febrezona, voz de coco. 'Ah, mas pelo menos voce podia descancar, né?' Totalmente.

VANHOJEN: mal cheguei, no outro dia tinha ensaio final. Dai, na quinta, tinha a primeira danca, para os pais. Com o termometro marcando 38.3, tava lá a Jo no seu vestido longo e salto. A Mar tem um post legal sobre quem viu de fora, leia no blog dela (ali do lado tem o link). Se maquiar, arrumar o cabelo, nossa é super divertido, eu me senti naqueles proms. Depois da danca, lá pelas 20, eu voltei pra casa e me taquei dormir, tava super podre.

Acordei 15 pras 6 (oi, madrugada) pra arrumar meu cabelo e ir de carona com o pai pra escola. Descobri que o pai já tinha saido, e que teria que achar outro jeito de ir. Beleza, liga pra conselheira as 7:30 da manha. Chegando no colegio, a gente ia fazer o 'castigo' pros novatos do primeiro ano; eu e a Viivi éramos pra estar lá, mas o destino quis que nós víssemos eles fazendo brincadeiras que... bom, a gente tava grata :P

Dancamos pra eles, depois fomos pra uns 3 outros colegios pra dancar também (entre eles o da minha irma mais nova), no meio disso teve almoco, e depois fomos pra Oulu pra jantar (lá pelas 15:30). Restaurante super chique, velas e tacas e tals. Aí tinha opcao: ou peixe ou picanha grelhada. HAHA. Gente, famiz tempo que eu nao via um pedaco de carne grande que nao seja almondega. A COISA TINHA COR DE CARNE! SABOR DE CARNE DE VERDADE! SAAAAAAAAAAAL! Sério, me emocionei :')

Aí minha host mae nao queria que eu fosse pra kiiminki, que eu ficasse direto em Oulu até a festa. Tipo, 3 horas longe, com vestidao e tudo. Maluca. Uma brigadinha básica e tá, fiquei na casa da minha 'tia' pra me trocar. Aí a gente foi no mercado e ela voltou pra casa, enquanto eu tive que esperar no tal Prisma por uma hora até a hora da festa.

20:10 eu resolvo que é hora de ir, já que ia comecar as 20. Chego lá, dou carteirada, acho a Viivi e o Jenni (que prometeu que nao ia beber muito, 'to tomando remédio') e a gente resolve conhecer o lugar. Lembra do show do Rasmus? Era no Teatria, e a festa era no backstage. Lugar muito legal, festa foda demaais. O que chegou de gente bebada pra mim, as gurias que eu nunca tinha falado antes me pediram pra eu falar alguma coisa em finlandes, pessoas tropecando no degrauzinho. Uma hora o Juha chegou e sentou do meu lado:
- é dificil falar ingles quando se tá assim
- bêbado?
- não, cara-a-cara... mas bebado e cara-a-cara é pior.
Segundo o mesmo, o ingles dele quando sóbrio é perfeito. Agora ele fala comigo (Y)

Enfim, resumida gigante pra falar de como está sendo tudo. Pra acabar, quem nao sabe: roubaram minha bicicleta. To puta da cara, terca de noite eu até conferi que tava travada, e quarta de manha nao tava mais lá. Cara, saio de Chapecó, onde roubam até tua alma se bobear, e venho pra uma cidade de cu que é essa e sou assaltada. Eu fico PU-TA >.> Agora, é bola pra frente e caminhar 6 km todo dia, ou chorar por carona pra irma :)

E agora, depois da danca, os terceiro-anistas sairam do colegio para o que eles chamam de 'periodo de estudo'. Vestibular? É, só que eles podem escolher as matérias. Eu to em 'periodo de estudo' teoricamente desde que conheci a Rosalia ('quem reprova NAO faz intercambio'), e sim, estou estudando pra caralho aqui.

Fernanda, os problemas de ingles. Eu até respondo, mas e confiar em alguém que tá mistirando italiano, espanhol, portugues, finlandes e ingles? :P (L)

- Josunshine.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI Josinha,
Por favor não fique tanta tempo sem atualizar seu blog, nos ficamos com muita mais saudades.Ja estava acostumada em chegar do trabalho nas terça-feira e ler suas novidades. Quanto a bicicleta conversamos depois.
Te amamos de montão
beijos