domingo, 28 de dezembro de 2008

Capítulo 31: Overdose At Christmas

O ruim de ficar tempo sem escrever é que tem muita coisa pra falar. Até recorri ao velho 'diarinho' pra lembrar das coisas. Lá vai :D

My Holidays, part 1

22/12, Segunda-feira. Era o último dia de aula antes das férias. Ah, beleza. Aulas normais, dia normal. Até ganhei presente de Natal de uma amiga minha, a Sini, um colar *-* Combineu de sair com a Henna e pronto, acabou a aula. De noite tinha o tal Joulukirkko.

22 horas tava lá na frente da igreja com os guris, esperando a igreja abrir pra gente poder ensaiar. Enquanto uns se afastavam pra fumar, eu, o Joonas e o Heikki fomos caminhar, porque tava frio >< Nessa, descobri o cemitério de Kiiminki, praticamente no centro da cidade (que, na noite de natal, ficou lindo cheio de velas *-*). Enfim, voltamos, ensaiamos e tudo ocorrei bem. Gravei umas coisas, mas tá tudo virado (alguem sabe como desvirar video?). Até antes de comecar a 'missa', chegou um professor em mim e pediu: 'Ah, tu poderia me ensinar como se fala isso?' e me mostrou um papel escrito Feliz Natal E Bom Ano Novo. Aí a Jo ensinou, claro, toda prestativa. O víde de um finlandes falando portugues vem mais tarde :)

Meia noite, voltei pra casa com a Tuija e quando chego no meu quarto pra deitar e me esparramar... minha vó. Tava lá, roncando. RONCANDO. Já não bastasse a Fernanda com o Noite Feliz, a Tia Ivete com a panela, agora o Karma da Vó. Eu devo ter sido a pior sobrinha nas férias de verão no comeco do ano, só porqe eu nao ia caminhar todo dia com a Clau. Mas Dona Amabile, nao te preocupas, tu nao perde o título de 'Motor V8 Mais Saudável Da 3a. Idade' tão fácil ;D

E assim acaba o unico dia de 'ferias' que eu tive. E olha que eu tive aula.

23/12, Terca-feira. 'Chegou muito tarde, pôde dormir mais, né Jo?' Aham 8-) 8 horas e tavam lá, batucando as panelas. Aí me contaram 'Hoje a gente vai achar a árvore de Natal'. Eu tava até preocupada, era dia 23 e não tinha árvore, mas beleza. Saímos em busca da dita (Joulu)Kuusi. Uma hora e meia de carro, chegamos na koti (cabana?) perto daqui. No meio da floresta, a neve deveria ter uns 20 cm. Agora, pensem na criatura aqui, com seus 1,62.5 (chupa Jé, cresci 1 cm), com bota de neve, casaco e tudo mais andando desengoncada na neve. Foi divertido. Toda a família tava lá, menhos a äiti porque ela tava trabalhando.

Assamos makkara lá pelo meio dia, e os 'homens' falaram que acharam a árvore. Arrumamos todas as coisas e fomos cortá-la. Sim, árvore de verdade. Chegamos no local e quem ficou com a serra pra cortar? A desengoncada aqui. Cortei, sofrido, mas cortei. Até derrubei a mesma em cima do isä :x

Voltamos pra casa, colocamos a kuusi na sala, enfeitamos a casa e a árvore, e estava tudo pronto pro natal.

24/12, Quarta-feira. Cedo. Umas 7:30 e tava todo mundo de pé. Ora, é véspera de Natal. Eu e minhas irmãs fomos no estábulo pra dar o presente de Natal pro Ryant (vírgula), o cavalo. Ficamos muito tempo lá, mesmo, era meio-dia e a gente tava de volta. Almocamos, já prevendo a quantidade de comida que ia ter. Tava todo mundo da família, os pais, Kirsi, Tuija, Katri-Jukka-e-Pauli (que viraram uma pessoa só depois do nascimento do Pauli), Hannu e Mariut, a mummo e eu :D Na mesa, coube todo mundo apertadinho, mas coube.

Logo de tarde fomos na sauna (como eu disse, cedo). Quando eu saio pra me vestir depois, olho pra porta e vejo a Tuija voltando lá de fora. Devia tar uns -6. Eu realmente não entendo os finns, primeiro se esquentam na sauna e depois se esfriam lá fora. fora que deve ser mó normal olhar pela janela no vizinho e ver gente pelada do lado de fora o.O

Fomos na missa de Natal. Era 16 horas, escuro, e tava cheio. Como que disse, o cemitério tava lindo com as velas *-* A missa foi até legalzinha, teve muito canto. MUITO. Ví gente que estuda comigo por lá também (esse é o bom de morar em cidade pequena, sempre vê as mesmas pessoas). Uma hora depois e a gnet etava de volta.

Fizemos o Pauli dormir e fomos ceiar. Cedo. Lá pelas 18. Não entendo porque tão cedo, mas comemos feito condenados. Tinha pernil/presunto (?), três tipos de purê, salada, peixe, salada de coisas roxas (?). Depois teve sobremesa, bolos, tortas e kiiselli com creme. Ufa.

Depois teve o papai noel. Algo bem democrático aqui: 'Hannu, vai o banheiro e chama o Pukki'. Lá foi o meu irmão vestir a roupa e, uns 10 minutos depois, ele volta com MUITOS sacos. Beleza, mas o que a intercambista aqui teve que fazer. Sentar no colo do Pukki. Eu tenho UMA foto disso, e minha cara não é a das melhores. ._.

Entregue os presentes, hora de abri-los. Eu dei um presente pra 'família toda', , porque eu nao tive como comprar individuais (falta de tempo). Mas com eu vou estar aqui em todos os aniversarios, eu compenso ;D. Mas eu ganhei muita coisa. Meias, duas xícaras (uma caneca que nem as que eu tenho em casa *-* e uma de madeira, feito na Lapônia com meu nome queimado *-*), um kit de banho com locão e gel, um caderno de desenho (?), chocolate, luvas que a Kirsi tava tricotando todo dia (que eu achava que era pra ela). E um bonequinho MUITO LINDO de boneco de neve vestido de papai noel com a bandeira da finlandia (voces vao entender logo), meu preferido <3. Mas rolou de tudo, o Pauli ganhou bola e autorama, a Katri e o Jukka ganharam coisas pra carregar o Pauli no colo, teve livro, DVD, chocolate. E eles abrem os pacotes todos certinhos, e eu não, pegava e rasgava (ora, me falavam que dava sorte se rasgar pacote õ.o) :P

Alguém ganhou uns jogos de tabuleiro: Imagem e Acão (óbvio, com nome finlandes), Monopoly e Bet Your Brain, um de pergunta-e-resposta. Como era cedo (tipo, 22 horas) a gente ficou jogando esse último até madrugada, e fomos dormir. E nada de 'Ah meia-noite, feliz natal' ._.

Ta vendo porque eu odeio ficar sem escrever? Eu volto outro dia, com o resto. Porque ainda tem mais uma semana de holidays ;*

E mãe, desculpa pela compra no cartão :x eu me empolguei e :X Parabéns pro Cláudio ontem, hernamo das quebradas, e hoje pro Rodrigo, o da Lagoa Azul, embora eu tenho CERTEZA que ele não lê isso. Mas eu mando e-mail, brigada ju :*

- Josunshine. AAAAH, o SOL saiu uns 3 dias nessa semana, to TÃO FELIZ *-*

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi filha, nosso Natal foi como sempre, com muita comida e conversa, na casa da Tia Ivete.
Pena que acordamos o Pauli na hora do telefonema, mas que nada ele deve ser muito lindo e querido.
Voce cresceu, oba!!!!
Beijos

Unknown disse...

JOOO, eu posso não comentar assiduamente, mas leio tudo, então tu pode fazer um quiz quando voltar que eu vou lembrar de tudo POAKDOPAKDOP

tá, perai, presente pro cavalo? o.õ
E CADE ESSES VIDEOS E ESSAS FOTOS JOANA? HEEEEIN?
trate de um jeito de me mostrar tudo, até o fim do ano (piadas de fim de ano são as melhores)

amo voce josunshine.
;**
E FELIZ NATAL!

Már disse...

Nossa, que texto gigante >.<' Mals Jo, mas eu pulei umas partes iuahauhaiuhaiu

Nossa, to MASTER gorda depois do Natal.
Vou comecar 2009 com uns quilinhos a mais ):