domingo, 7 de dezembro de 2008

Capítulo 27: Declare Independency!

Seis de dezembro, Itsenäysyyspäivä. Teve a janta especial dos escoteiros, minha família é toda escoteira, então a gente foi. Dessa vez, pra variar, eles me contaram que a gente iria uns 3 dias antes, então não foi surpresa.

'Ah, é de escoteiros, dá pra ir de jeans e uma coisa casual'. Eu também pensei assim, mas quando vi minha irmã de longo, 'opa, acho que não'. 'Ah, mas voce levou aquele vestido preto, dá pra usar com o salto e pá'. O vestido preto.

O maldito vestido preto resolveu dar uma volta por aí. Ele se enfiou em algum lugar (que nao meu quarto), e nao voltava. Tipo, eu revirei aquele guarda-roupa umas 25 vezes e nada do vestido. Solucao? Calca social e um visual que eu chamei de 'casual chique'. Pura balela, era a mais mal vestida de lá. :T

Beleza, era pra comecar às 5 horas. Que o povo daqui é pontual todo mundo sabe, nada atrasa e blablabla. Mas cara, chega a ser comico de TÃO pontual. Tipo, TODO mundo chegou 5 pras 17, TODO MUNDO. Ninguém atrasou, não tem aquele que sempre chega um pouco depois, não tem de marcar as 17 e pensar em comecar alguma coisa 17:30. É muito (falta de palavra)

Tá, teve hino dos escoteiros (ninguém aplaudiu, sinal de respeito ao hino), 'creme/sopa' ("keitto", creme ou sopa? õ.o) de tomate, depois prato principal e depois sobremesa e café. Depois teve o hino da Finlandia, e eu lá, em pé sem cantar nada. Mas uma coisa eu percebi: aqui eles não cantam em direcão à bandeira, tinha gente de costas enquanto cantava. Tsc tsc tsc, que falta de respeito. Nada de aplusos também. :)

Depois disso (era umas 21h), minha irmã menor e a maior iam ficar na cozinha lavando as ocisas junto com outros escoteiros. Acha que eu me livrei? Que nada, tava lá eu, sábadaco, 23h, lavando panela e tigela. E pra quem sobrou a panela da sopa/creme de tomate? Aquela coisa tava seca já, e tinha uns pedacos de tomate e batata que ficaram na panela (tipo, elas coaram o creme). Me arrependi de todas as vezes que eu nao ouvi a Tia Ivete pedindo pra eu ajudar na cozinha nos domingos ._.

Batalha da panela vencida, fomos pra casa do Jukka, a.k.a. cunhado, pra ver o Linnan Juhlat gravado. E qual a múscia que tava tocando quando a gente assistia? Garota de Ipamena, a própria. Eu dei meu escândalo ('AAAH, é brasileira, Brasil na festa da Independencia!'), mas depois voltei ao normal. E que vestidinhos, hein senhoras importantes que foram convidadas pela presidenta? E a Anna Abreu? :O (Ah, isso me lembra, o que tá tocando de internacioanl nas rádios? Conhecem Anna Abreu?) Uma coisa meio amarela florida, é... é.

Acabado o Linnan, a gente voltou pra casa pra continuar vendo alguma coisa na tv, e eu e a Tuija ficamos onversando na cozinha até umas 2.

E assim é o Sete de Setembro versão finlandesa.

Ah, e quando eu falei que dia 5 era aniversario do meu irmão... bem, era. Ele mora em outra cidade, e veio pra Kiiminki esse final de semana. Quando ele chegou eu pensei 'bah, aniversario, vai o povo abracar ele né?'. Aí eu aprendi a não esperar nada deles. Ele chegou bem de boa, sentou no sofá no meio do isä e da äiti (e eu ainda não chamo eles assim ><) e deu. Nada de 'parabéns', nada de nada. Uma hora o isä foi no quarto, pegou o presente e entregou. Uma caixa de ferramentas. Foi bem tipo: 'toma, parabéns' fim. Acabou. E esse foi o aniversário do meu irmão.

É meio... wicked.

E o vestido preto? Voltou pro cabide enquanto eu tava na festa. Ele tava lá, NA MINHA FUCA, rindo de mim. Vittu musta puku >.>

- Josunshine.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, fiz comentario no post anterior

Unknown disse...

aaaaaaaaa que divertido
eu odeio quando as coisas somem bem quando precisamos delas ¬¬
e tcharam no dia seguinte elas aparecem!!
eu to melhor ja, mas tua carta ainda não
aksopaksopaskopaks
vestiba esses tres dias, ufsc jornalismo.
e quarta começo a trablahr xD 1.300 por mes, mais duas mini pizzas por dia, enfim vou ficar rica e gorda KAOPSKAPOKSOPAKS
te amo

Lari disse...

bom, eu não falei, o que foi bem ruim. minha família viu que eu não tava bem e falaram com a afs. então, se você tiver algum problema, fale você. as pessoas podem distorcer. mas, no fim, a afs aceitou minha versão das coisas e foram bem prestativos. me deixaram na casa de uma voluntária enquanto procuravam família pra mim não ficar num clima estranho, e dois dias depois eu mudei pra uma família super legal.
se tem alguma coisa que te encomoda, é melhor falar mesmo...
se cuida jô! beijos **:

Unknown disse...

ahuahauhaahuauhuaa
viu só! mas deixa, ano que vem vão ter aqueles váááários churrascos de domingo, aí tu já vai estar bem preparada pra lavar todas aquelas milhares de gorduras do prato ahhaha! tia IVETE ficou rindo, briga com ela =p

que deprimentee um aniversário assim! credoo! tu nem pense que vai escapar do meu presente do ano que vem ok? ja estou contando todas as festas pra ver quantos presentes ganho haha!

saudadinhas apertando!
beijooos prima
se cuida e aproveitaaa muito as panelas dos escoteiros

Unknown disse...

Joooo
to indo hoje, quarta feira, pra maceio... fico mais ou menos um mes la
sempre que possivel, lerei seu blog

vou andar de aviao!!!!!!!
hauahuahauhauahauhaau

fica bem ai brother..

PS: o gremio nao saiu campeao (fdp)
mas ano que vem vamo pra libertadores, já o inter....
hhuahuahauhauah

Már disse...

'Vittu musta puku'

HAIUHAIUHAIUHAIUAHIUAHIUAHIUA

SILVANA FINGER E FAMILIA disse...

MEU ESSE MUNDO DE BLOG E NOVO PRA MIM...PORTANTO DESCULPE ALGUMA FALHA. ENTAO FICAMOS SABENDO QUE VOCE ESTA BEM LONGE DE CHAPECO...CARAMBA CORAJOSA EM ..PARABENS GAROTA VAI EM FRENTE E SUCESSO PRA VOCE. BEIJOS E ABRACOS DOS VIZINHOS DE CIMA...SILVANA, TADEU E MICHELE.